quarta-feira, maio 10, 2006

Heloisa Helena

De 02 a 08/05/2006, a senadora e pré-candidata a presidente da república pelo PSOL, Heloisa Helena foi usada pele Rede Globo - Brasil, quando apenas só era para criticar o Governo Lula.

No dia 02/05, quando o Jornal do Globo se referia à nacionalização do petróleo e do gás pela Bolívia, a senadora, quando entrevistada, não foi contra á nacionalização; disse: “De fato, ele efetivou o que prometeu durante a campanha eleitoral. Então, não cabe o cinismo da surpresa, porque o presidente da Bolívia efetivou o que prometeu durante a campanha”. No mesmo dia foram entrevistados os pré-candidatos, Roberto Freire (PPS) e Alckmin (PSDB). Ambos foram contra a nacionalização e o comportamento do presidente Lula diante do fato.

Já no dia 05/05, um dia após o Lula (em reunião com o presidente da Bolívia, Evo Morales, com a participação de Hugo Chávez e Néstor Kirchner)
ter afirmado, entre outras coisas, que pretende afirmar novos acordos com a Bolívia, o Jornal Nacional não entrevistou mais a senadora, pois já sabia que a mesma não era contra a nacionalização. Entrevistou o Roberto Freire e o Alckmin.

Roberto Freire: “Não se trata de saber se Evo Morales faltou com seus compromissos, o fato é que ele adotou um ato que fere interesses brasileiros. O Brasil tem que ter firmeza nessa negociação, não pode tratar isso como se não houvesse interesse brasileiro, ofendido, e claro que há”.

Alckmin: “Como é que o governo aceita que contrato seja rasgado, causando uma enorme insegurança com a questão dos preços do gás. Então eu vejo que o interesse nacional, o interesse do país foi colocado em segundo plano frente a questões de natureza ideológica”.

No dia 08/05 (como aconteceu do Fantástico em 07/05), o Jornal Nacional noticiou:

“Nesse domingo, em entrevista à repórter Soraya Aggege, de O Globo, Silvio Pereira revelou que Marcos Valério tinha planos para faturar R$ 1 bilhão em negócios com os bancos Econômico, Mercantil de Pernambuco e Opportunity, que acabaram não dando certo”.

Na entrevista, o ex-secretário geral do PT, disse que o valerioduto era abastecido com dinheiro de empresas, que se associam em consórcio e combinam como vencer. Mas não revelou os nomes das empresas.

“Silvio Pereira negou que procurasse empresários para arrecadar fundos para campanhas eleitorais e disse que quem mandava no partido eram Lula, José Genoíno, Aloísio Mercadante e José Dirceu.”

Nesse dia, o Jornal resolveu entrevistar a pré-candidata, Heloísa Helena, pois sabia que a mesma iria questionar o Governo Lula, de forma negativa, assim como ajudar a repercussão da entrevista, negativamente. Além, é claro, entrevistou os outros dois: Roberto Freire e Alckmin.

Ficou claro que a Globo, nesse caso, só ficou interessada no aspecto negativo que a Heloísa Helena poderia oferecer ao Governo Lula. A mesma Rede não se interessou pela opinião de um ser político que tem liberdade de opinar. Esse é o jornalismo da maioria dos meios de comunicação.
Esta mensagem foi enviada por ☆ Vera ¹³☆. Para ver o perfil de ☆ Vera, clique em: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6318870946766794265

Nenhum comentário: