domingo, maio 13, 2007

Crianças e a internet

Uma questão que está sendo bem discutida atualmente é se o uso de computadores prejudica as crianças. Para se responder essa questão deve-se levar em consideração muitos aspectos, o raciocínio, a questão social, a questão física entre outras.
Já se foi estudado que, crianças que fizeram uso de computadores desde muito jovens apresentaram resultados melhores do que outras que não fizeram uso em testes de raciocínio lógico, porém essas mesmas crianças que se deram melhor nos testes mostravam-se com um desvinculo social, ou seja, a maioria delas não tinha tantos amigos e passavam a maior parte do dia trancadas em seus quartos conectadas a Internet e fazendo uso de jogos eletrônicos.
Uma questão interessante que também deve se levar em consideração é que, quando uma criança passa o dia trancado em seu quarto jogando e fazendo uso da Internet elas deixam de praticar atividades esportivas e muitas vezes acabam ficando obesas.
Atualmente a mídia está atacando arduamente o uso da Internet pelas crianças. Só o que se vê na televisão são críticas pesadas aos site de relacionamento como o Orkut, por exemplo. Mas esse ataque da mídia a Internet pode ser entendido pelo seguinte fato, é notável a queda da audiência das redes de tv ultimamente devido ao uso da Internet, pois nas entrevistas os jovens falam que na Internet elas podem escolher o que querem ler e ver, sem falar na interatividade com outras pessoas, coisa que não ocorre na tv.
Afinal, esse relacionamento das crianças com os computadores, é positivo ou negativo? Acredito que, o uso de computadores e da Internet é de fundamental importância no desenvolvimento do raciocínio de uma criança, mas esse uso deve ser moderado pelos pais que sempre devem interferir quando o uso estiver exagerado, e sempre atrelar atividades físicas e sociais à vida de seus filhos.

Nenhum comentário: