segunda-feira, julho 21, 2008

Algemas???

Pra quem mesmo???


Consegui localizar o Zé da Silva, que, mais do que ninguém, teria uma opinião sobre as questões policiais e jurídicas em discussão no momento. Ele está preso em algum lugar do território brasileiro.

- Alô, Zé. Você é considerado o protótipo do Ladrão de Galinha nacional.

- Isso.

- Como devo chamá-lo?

- Pode ser Protó.

- Você é a favor ou contra as algemas?

- A favor.

- O quê? Você não acha que as algemas são uma indignidade, que humilha desnecessariamente o preso?

- Acho não.

- Logo você, Protó, que está sempre sendo preso? Que surpresa. Mas obrigado, viu? Eu...

- Espera. Você não vai me perguntar sobre o pescoção, a chave de braço, o chute nas canelas e o cassetete nas costelas? Sou contra.

E o Zé da Silva completou:

Gosto das algemas em comparação.


------

Norberto Bobbio afirmava que os "direitos do homem, a democracia e a paz são três momentos necessários do mesmo movimento histórico: sem direitos do homem reconhecidos e protegidos, não há democracia; sem democracia, não existem as condições mínimas para a solução pacífica dos conflitos. Em outras palavras, a democracia é a sociedade dos cidadãos, e os súditos se tornam cidadãos quando lhes são reconhecidos alguns direitos fundamentais." Por outro lado, continua o filósofo italiano, "(...) os direitos do homem, por mais fundamentais que sejam, são direitos históricos, ou seja, nascidos em certas circunstâncias, caracterizadas por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, não todos de uma vez e nem de uma vez por todas."

É isso ai

Nenhum comentário: