sábado, setembro 20, 2008

Lula diz que DEM não tem lado porque é oportunista

Em ato de campanha ao lado da candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou lenha na disputa municipal ao acusar adversários da petista de serem oportunistas. Lula afirmou que Marta é "copiada" nestas eleições e acusou o DEM, do candidato à reeleição Gilberto Kasab, de não ter lado.

"Eu assisto o programa eleitoral de São Paulo e vejo que depois que a Marta fala parece que os outros copiam o que ela falou e vão retratando toda as propostas da Marta e tratam como se fossem deles", disse. "Na campanha presidencial (de 2006) esses mesmos que copiam todas as propostas eram aqueles que iam para a televisão para me achincalhar, me ofender, dizer que o governo não fazia nada [...] "Eu ando pelo Brasil inteiro. Até o pessoal do DEM está com fotografia minha. De dia, eles me xingam na Câmara e no Senado. E de noite, distribuem santinhos do Lula nas ruas das cidades. Eles não tem lado porque são oportunistas", afirmou o presidente.

Lula também ironizou o discurso dos candidatos que tentam desvinculá-lo do PT. "Hoje até eles dizem: 'ah o Lula tudo bem, mas o PT não sei das quantas'. Na verdade eles estão brincando com nossa inteligência", disse.

Durante seu discurso na zona norte de São Paulo, o presidente tentou usar sua origem nordestina para ganhar votos para a candidata. "Falem para as pessoas, ajudem aquele 'baianinho' [em referência a ele mesmo, que é pernambucano] a eleger a Marta Suplicy", disse.

A estratégia da petista de buscar votos entre a população nordestina que mora na capital paulista também ficou clara com a composição de seu palanque. Além de Lula, os governadores do Ceará, Cid Gomes (PSB), e do Sergipe, Marcelo Déda (PT), estiveram presentes.

Pela estimativa dos organizadores do evento, o comício de Marta, na zona norte da cidade, reuniu cerca de 10 mil pessoas. A PM não havia feito ainda estimativa de presentes.

WANDERLEY PREITE SOBRINHO
colaboração para a Folha Online
LAURA CAPRIGLIONE
da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: