quinta-feira, janeiro 22, 2009

Ministro pede retirada do embaixador italiano do Brasil em protesto contra refúgio a Battisti

O ministro da Defesa italiano, Ignazio La Russa, anunciou hoje que solicitará a retirada do embaixador do seu país do Brasil em protesto à decisão do governo brasileiro de conceder refúgio político ao terrorista Cesare Battisti --condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos.

"Considero factível essa possibilidade, a qual submeterei ao ministro de Relações Exteriores, Franco Frattini", disse La Russa.

O ministro já havia manifestado em várias ocasiões contrariedade com a decisão do governo brasileiro. "Multiplicam-se os protestos. Ambientes extremistas lançaram a ideia de boicotar o turismo italiano para o Brasil. Com exceção dos amigos políticos de Battisti, todos os setores do Parlamento rejeitaram a decisão brasileira assim como os maiores representantes do Estado. Todos censuram claramente essa decisão", disse.

Battisti está desde 2007 numa prisão de Brasília à espera de que o Brasil se pronuncie sobre a demanda italiana de extradição...

Leiam mais:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u492882.shtml



Qual foi a retaliação que a Italia fez a França quando o Battisti recebeu asilo por lá durante anos nos tempos de Miterrand? Retirou o embaixador italiano da França? Pediu para que os italianos não comprassem produtos frances ou viajassem para aquele país? Porque usa de dois pesos e duas medidas no mesmo caso? O governo italiano respeita mais as decisões da França do que as do Brasil, já que o caso é o mesmo? Battisti só deixou a França quando Chirrac assumiu, o que demonstra que na França não houve realmente a questão jurídica, mas o posicionamento ideológico.

A justiça Italiana é imparcial? Então ela tambem é imparcial ao julgar e pedir a extradição de treze militares brasileiros acusados de sequestrar e matar 25 cidadãos italianos na chamada operação Condor? Não podemos, ser sermos isentos, dizer que a Justiça Italiana é imparcial somente no caso de Battisti e não no caso dos militares brasileiros.


Porque a mídia só deu destaque ao pedido de extradição de Battisti e não deu ao pedido de extradição dos militares?


A Itália nao extraditou Cacciola baseando-se em SUA LEI interna de cidadania. O Brasil não extradita os militares brasileiros e Battisti POR NOSSAS LEIS de anistia e de refugiados. Além do que já demos anteriormente asilo a ditadores militares. Assim como o Japão não extraditou Fujimori, que era acusado de vários crimes no Peru, inclusive de assassinato.

A Italiá deveria a começar a costurar com o Brasil um tratado de extradição, isso evitaria problemas futuros, mas não pode dispensar ao Brasil um tratamento diferente do que fez quando o mesmo Battisti teve asilo na França.

O caso Battisti é rumoroso, mas também deveria ser o dos demais generais asilados no Brasil, deveria ser quando a França também deu asílo ao próprio Battisti, como deveria ser rumoroso o pedido de extradição de 13 militares brasileiros feitos pela própria Itália, etc...

Nem só de Battisti se vive a história dos asílos, tanto no Brasil como no mundo...

Nenhum comentário: