domingo, abril 19, 2009

Lula entrega medalhas a campeões de matemática e sugere que sigam carreira na política

DIANA BRITO
Colaboração para a Folha Online, no Rio



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou no final da tarde desta quarta-feira medalhas de ouro para alguns dos cerca de 300 estudantes classificados na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), durante cerimônia na Escola Naval, no Rio. Segundo Lula, os estudantes podem pensar em um futuro na política.

"Quando alguém disser que político não presta, que é tudo bandido, não procurem o governante perfeito nos outros. Porque possivelmente o governante ou o político com que sonham está dentro de vocês. Eu descobri em 1978 que era preciso entrar na política porque aquilo que eu pensava como sendo bom não tinha no Congresso", disse Lula.

O presidente lembrou, durante seu discurso, dos momentos críticos que viveu em sua carreira política ao perder três eleições. Ele ainda disse que a persistência é fundamental em todas as categorias, inclusive na política.

"Pelo amor de Deus não desanimem nunca. A gente toma um tombo, tem que levantar. A gente nunca deve desistir. Na época que perdi as eleições até a Marisa falou 'Meu, não se manca, não?' Mas eu persisti", afirmou o presidente.

O presidente ainda homenageou estudantes como Ricardo Oliveira da Silva, 20, portador de amiotrofia espinhal (doença neurológica que causa a atrofia da medula espinhal e fraqueza muscular), que iniciou os estudos aos 17 anos e ganhou pela terceira vez consecutiva uma medalha de ouro na olimpíada de matemática --além de ficar em primeiro lugar no ranking das escolas municipais do país.

Lula mencionou que Ricardo era levado para a escola em um carrinho de mão, mas agora anda em uma cadeira de rodas e mora próximo à escola em uma casa financiada pela prefeitura de Várzea Alegre, no Ceará. "Daqui a pouco, será convidado para fazer novela com o título O Gênio. Se eu ficar falando bem do Ricardo ele vai acabar parando de estudar e vai se candidato a vereador", disse Lula.

Escolas técnicas

Durante seu discurso, Lula também afirmou que irá inaugurar mais 100 escolas técnicas no Brasil até o final de 2009. Segundo ele, atualmente existem cerca de 250 no país.

"Esse ano nós vamos inaugurar 100 escolas técnicas no Brasil. Parece pouco, mas até 2003 foram construídas 140", afirmou.

Na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) de 2008 participaram 18,3 milhões de estudantes da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Segundo a organização do evento, essa foi a olimpíada com o maior número de inscritos de toda a história da competição.

Nenhum comentário: