terça-feira, maio 17, 2011

Quilombo do Campo Grande - A História de Minas que se Devolve ao Povo!

Eis um livro muito bom, porque relata parte da história do Brasil, já que o país no século XVIII praticamente se voltou TODO para as Minas Gerais, pois era o auge das minas de ouro. Cidades como Salvador e São Vicente ficaram as moscas devido a grande corrida ao ouro. Apesar do nome "História de Minas", é grande parte da história do Brasil a época do acontecido.

Sobre o livro:

Fruto de vinte anos de pesquisa a fontes bibliográficas e documentos antigos encontrados nos arquivos judiciários, administrativos e eclesiásticos de Minas Gerais e São Paulo.

Neste livro, a História das Minas Gerais dos anos setecentos (Século XVIII) é recontada de um jeito que nunca sequer foi imaginado. Aborda documentos e fatos inéditos e, entre eles, o maior genocídio da América do Sul, ocorrido no Quilombo do Campo Grande.

Alguns fatos importantes COMPROVADOS com documentos manuscritos citados no livro:

- Conflitos de poder geraram a extinção da Capitania de São Paulo. Isto mesmo! São Paulo deixou de existir no período de 1748 até 1763/65.
- A partir do ano de 1741, o Quilombo do Ambrósio, Capital do Campo Grande, resistiu aos mais violentos de ataques.
- O Massacre final ao Campo Grande (Centro-Oeste de Minas, Sul, Sudoeste, Alto São Francisco, Alto Paranaíba e Triângulo Minheiro) alimentou os urubus durante os anos de 1759 a 1760. Foi o maior genocídio da Améria do Sul.

Por que será que a história oficial omite esses importantes episódios?

Já presente como verbetes(reconhecidos por autenticidade) na WikiPédia, como Quilombo do Campo Grande ou Quilombo do Ambrósio(nome de seu lider), a história até hoje é escondida e não há a menor divulgação da mesma.

Resumidamente, negros auforriados (sim a maior parte dos negros nas Minas Gerais, no século XVIII eram livres mas com sua liberdade comprada a ouro) e brancos pobres, saíram das vilas e cidades, fugindo do imposto da capitação. Cada dono de escravo, fosse branco, índio ou preto forro, tinha que pagar, semestralmente, sob pena de confisco do escravo e outras penas, esse imposto de 4 oitavas e 3 quartos de ouro por cabeça de escravo que possuisse.

Da mesma forma, os pretos forros, os pretos livres e os brancos pobres, que tivessem ou não escravos, caso trabalhassem com as próprias mãos, também tinham que pagar por si mesmos esse imposto, sob pena de prisão, multa, com açoites para os pretos, e degredo para as reincidências previstas na Lei da Capithttp://www.blogger.com/img/blank.gifação, com penas diferenciadas para cada casta.

Com esse imposto absurdo, esses negros forros e brancos pobres, fogem para o meio do mato e fundam vilas. Que mais tarde seriam chamadas de Quilombos, pelo simples fato do não pagamento do imposto citado.

Isso é um breve resumo sobre o livro, caso alguem se interessar segue o link para download gratuito em PDF:

http://www.mgquilombo.com.br/site/Artigos/Pesquisas-Escolares/O-LIVRO-DAS-MINAS-GERAIS-SETECENTISTAS.html

Um comentário:

Unknown disse...

Estamos lançando a TERCEIRA edição desse livro, revisada e aperfeiçoada, junto ao estande de nossa MG QUILOMBO Editora Ltda, na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo - 03 a 12 de agosto de 2018 - Travessa Literária, Pavilhão do Anhembi, São Paulo/SP.
http://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-BR/Exhibitors/4678970/MG-QUILOMBO-EDITORA/Products/1407132/Quilombo-do-Campo-Grande-Historia-de-Minas-que-se-devolve-ao-povo-terceira-edicao