segunda-feira, junho 04, 2007

Tem gente que não sai da internet

Bruno Sayeg Garattoni
Cinthia Toledo

Na casa do século 21, o computador pessoal é o amigo de todas as horas: ele serve para ouvir música, ver filmes e programas de TV, baixar arquivos de todos os tipos, fazer e receber ligações telefônicas... Isso sem falar nos usos mais tradicionais, como escrever textos, navegar na web, bater papo via MSN e o que mais a imaginação mandar. O computador é o centro da nossa vida digital.

Por isso, as pessoas estão deixando o PC ligado cada vez por mais tempo – em alguns casos, ele permanece conectado à web até quando o dono não está por perto (ou está dormindo).

Tem gente que simplesmente não desliga a máquina. Nunca. Como o estudante Thiago Meyer, de 19 anos, que criou no Orkut a comunidade “Eu não desligo meu computador”.

Sua justificativa é a mesma da maior parte dos interneteiros: downloads, downloads e mais downloads. “Estou sempre baixando alguma coisa”, explica Thiago. Isso ocorre porque os downloads estão cada vez mais variados – e maiores.

Antigamente, as pessoas só baixavam, no máximo, um ou outro programa. Aí, veio a mania de fazer download de MP3.

Hoje, a moda é baixar filmes e temporadas completas de séries da TV – em pacotes que chegam a ter 7 GB, ou seja, demoram vários dias para baixar.
E existe a questão da comodidade. “Mesmo se não estou fazendo nenhum download, não desligo o PC. Fica mais fácil. Ao chegar em casa, só preciso ligar o monitor”, conta Thiago.

Mas será que isso não acaba detonando o computador?
Como qualquer aparelho, ele tem uma vida útil finita. Por isso, o ideal é só deixá-lo ligado quando realmente houver necessidade.

Mas os PCs modernos estão preparados para o uso mais intenso, agüentam ficar alguns dias consecutivos ligados o tempo todo.

Desde que, é claro, você não exgare. Não faça, por exemplo, como o técnico Eduardo Queiroz. Ele já deixou seu computador ligado, sem interrupções, por mais de um ano. Nessa brincadeira, algumas peças acabaram queimando.

Eduardo diz ter motivos para deixar o micro ligado. “Eu mexo com produção e edição de vídeos. E converter esses arquivos demora muito”, justifica.

Mas e o consumo de eletricidade, não acaba explodindo? “Meu pai não se conforma de eu deixar o PC sempre ligado. Quando chega a conta, ele vem falar comigo”, conta o estudante Shigeo Hamada.

Nesta edição, veja por que as pessoas estão deixando seus PCs cada vez mais tempo ligados e saiba como entrar nessa onda usando o bom senso – ou seja, sem desperdiçar eletricidade nem estragar o seu computador.




Link - Sua vida digital

Nenhum comentário: