quinta-feira, maio 22, 2008

Globo parcial, deixa os índios serem felizes.

Devido a tantas perseguições, os índios fazem suas as palavras de Schopenhauer:

"A vida é um pequeno infortúnio que perturba inutilmente a bem-aventurada tranqüilidade do nada."

O Alexandre Garcia falou:

"O que o ministro Marco Aurélio critica, com a ironia, são os exageros da política indianista, que vai a reboque de ONGs e de opiniões estrangeiras.
A reserva tem quase o tamanho de Sergipe, onde vivem mais de 1,7 milhão de pessoas. A reserva seria para 17 mil índios, que há quase um século deixaram de ser nômades. Quer dizer, cem hectares por índio e um hectare por brasileiro de Sergipe."

Mas o Alexandre Garcia se omitiu quando o Johan Eliash, um magnata sueco, comprou um enorme latifúndio no Amazonas? Joga a população contra os índios mas não joga essa mesma população contra os maganatas.

Globo parcial, deixa os índios serem felizes.


Surto antiindígena


Está havendo um surto direitista antiindígena na imprensa. A Bandeirantes outro dia imitou a Globo e fez uma matéria tendenciosa contra a Raposa Serra do Sol, e na hora em que o antropólogo Paulo Santilli ia falar, a matéria foi subitamente cortada.
Nós brancos ditos civilizados sempre usamos a violência contra os indios, desde os tempos coloniais. E a história está se repetindo.

É claro que ninguém gostaria de estar na pela daquele engenheiro. Mas a questão não é só esta. É também outra. Alguém gostaria de estar na pele daqueles indígenas? Suponhamos que um engenheiro da Eletrobrás vá até a sede da rede Globo com mapas, plantas e normas técnicas e diga:

- Estão vendo aqui ? aponta para o mapa. Toda esta área maior que contém os estúdios da Globo no Rio de Janeiro dará lugar a um grande lago artificial. Em alguns anos será construída uma barragem daqui até aqui ? aponta para o mapa e para a planta -represando este rio. Infelizmente vocês terão que ser removidos. Ao lado da favela da Rocinha há uma área que será destinada para vocês. Tudo ficará bem.?

Qual seria a reação dos donos da rede Globo? Certamente não seria a mesma que os jornalistas da companhia tiveram ao fazer a cobertura do conflito no Pará.

Acho que a Globo não ameaça ninguém com facão, manda desaparecer com o sujeito.

Nenhum comentário: