segunda-feira, abril 09, 2007

A HISTÓRIA RESUMIDA DO ARENA-PFL-DEMO

Nos sombrios porões ditatoriais do golpe de Estado de 1964, com o
AI-2 (Ato Institucional nº 2) foi criada a ARENA, agremiação

partidária do regime, herdeira das facções golpistas e ultra-
conservadoras da antiga UDN, derrubando por fim o pluripartidarismo
que até então havia no nosso país antes do golpe.
..
Devido aos mecanismos de pressão social interna, externa, e dos próprios militares de baixa patente, Geisel com o conhecido processo de "distensão", inicia a lenta e gradual abertura política do nosso país. Em dezembro de 1979, o governo modificou a legislação partidária e eleitoral e restabeleceu o pluripartidarismo no Brasil, com somente cinco partidos: o Movimento Democrático Brasileiro, que acrescentou a palavra partido à sigla (PMDB), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido Popular (PP), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), onde as mesmas facções golpistas e conservadoras do regime (atuais "democratas") também criaram o Partido "Democrático Social" (PDS).
As eleições diretas municipais e estaduais em 1982 mostram o quanto a população rejeita o governo militar. Em 1984, com a derrota pela disputa interna do PDS com Paulo Maluf para enfrentar Tancredo Neves, nas eleições indiretas para a Presidência da República, Aureliano Chaves decide abandonar a legenda e funda um novo partido (PFL). Quatro anos depois da sua fundação, esta nova agremiação partidária lança justamente Aureliano Chaves à Presidência da República, obtendo uma grande derrota nas urnas, com a irrisória votação com menos de 1% do total dos votos. Desde então, o PFL passou a figurar como membro em coligações partidárias nacionais e regionais.
.
Para recuperar sua imagem após uma massiva derrota nas eleições de 2006, em que perdeu 19 cadeiras na Câmara dos Deputados e uma cadeira no Senado, as mesmas históricas facções golpistas e conservadoras mudam novamente o nome da sua agremiação partidária (de PFL para "DEMOCRATAS"...rs.). Será que tentarão enganar o povo novamente?

Nenhum comentário: